09 março 2009

Notícias via OFAJ


BARCELONA DEVE GANHAR BIBLIOTECA DE LIVROS GAYS EM 2010


A cidade de Barcelona deve ganhar uma biblioteca que terá títulos com temáticas gays em 2010. De acordo com o canal Mix Brasil, que entrevistou o vereador espanhol Joaquim Mestre, a iniciativa atende a uma antiga demanda do público LGBT e servirá para impulsionar a visibilidade e as políticas públicas relacionadas a essa comunidade.

(Fonte: Boletim PNLL - Edição nº 143 - 16 a 22/02/2008)

XXIII CBBD 2009 (Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, documentação e Ciência da Informação.
No período de 05 a 08 de julho de 2009 acontecerá o XXIII Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – CBBD, na cidade de Bonito, Mato Grosso do Sul, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB conjuntamente com a Associação dos Bibliotecários de Bibliotecários de Mato Grosso do Sul - APB/MS, e tem como Tema Geral “Redes de conhecimento, acesso à informação e gestão sustentável”.
O CBBD é promovido desde 1956 pela FEBAB, em parceria com associações filiadas, sendo um evento consolidado no cenário nacional, e constituindo-se num espaço privilegiado para a apresentação de experiências, práticas e difusão da produção técnico-científica relativa a bibliotecas, unidades de informação, ensino e pesquisa e também propiciando oportunidades para o congraçamento e atualização dos profissionais da área.
Dentro da programação do XXIII edição do CBBD em 2009 estarão sendo comemorados os 50 anos da FEBAB e os 30 anos da APB/MS. Este CBBD apresenta uma proposta inovadora e pela primeira vez o evento acontecerá em uma pequena cidade do interior do País apresentando de forma experimental, inovações no seu formato.
Espera-se assim, proporcionar aos congressistas, além de todas as temáticas de alta relevância para os profissionais da informação no contexto da sociedade da informação, a possibilidade de um tempo maior para a socialização, a convivência e o estreitamento das relações entre seus pares, inspirados e envolvidos pela beleza e exuberância da natureza que os cercará durante estes dias. Contamos com a participação de todos os profissionais e organizações envolvidas com a questão da informação e conhecimento na sociedade contemporânea. Desejamos a todos um ótimo Congresso!

Eunice Lourdes Franco
Presidente da APB/MS
Sigrid Karin Weiss Dutra
Presidente da FEBAB
Link: http://www.febab.org.br/XXIII_CBBD/xxiii_cbbd_abertura.htm


ACESSO ABERTO AUMENTA CITAÇÕES [05/03/2009]

Estudo publicado na Science destaca importância de publicar artigos científicos em veículos abertos para estimular a "participação global na ciência" Publicar artigos científicos em serviços de acesso livre e gratuito aumenta a quantidade de citações que os autores recebem. O aumento não é tão grande como se achava, mas ainda assim é significativo, particularmente nos países em desenvolvimento. "A influência do acesso aberto (open access) é mais modesta do que foi estimado anteriormente. [O aumento] Está em torno de 8% para pesquisas publicadas recentemente, mas está clara a sua capacidade de ampliar o círculo global daqueles que podem participar e se beneficiar da ciência", destacaram os autores em artigo publicado nesta sexta-feira (20/2) na revista Science. James Evans e Jacob Reimer, da Universidade de Chicago, usaram dados dos índices de bases da Thomson ISI, incluindo artigos e citações associadas dos 8.253 periódicos científicos mais citados desde 1945. Os dados foram comparados com a disponibilidade dos periódicos conforme a serviço Information Today.
No total, os pesquisadores analisaram dados de cerca de 26 milhões de artigos, dos quais 88% foram publicados em inglês. Os 77% de artigos que continham informação a respeito das instituições às quais os autores estão ligados tiveram seus dados confrontados com informações econômicas dos países, obtidos do Banco Mundial e de agências da Organização das Nações Unidas. Os resultados indicaram que a influência da publicação em acesso aberto foi mais do que duas vezes maior nos países em desenvolvimento em comparação com os mais ricos. Nas nações mais pobres a tendência não ocorreu, segundo os autores, devido à precariedade do acesso à internet. O artigo Open access and global participation in science, de James Evans e Jacob Reimer, pode ser lido  por assinantes da Science em http://www.sciencemag.org.

(Agência Fapesp, 20/2)
(Fonte: JC e-mail 3707, de 20 de Fevereiro de 2009) (Divulgado por Miguel Angel Arellano – enviado para “bib_virtual” em, 20/02/2009)
(Retirado do site: www.ofaj.com.br e disseminado por Rose Marques)

0 comentários:

Postar um comentário

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Copyright © 2015 INFORBIBLIO
| Distributed By Gooyaabi Templates