Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

19 maio 2011

Impressões sobre a Blogosfera Alagoana


Em meu TCC discuto o blog como uma fonte de informação e como canal de disseminação da informação no ciberespaço e a blogosfera como rede social. Com respaldo na bibliografia das áreas da Ciência da Informação e da Biblioteconomia discorri sobre os conceitos, tipologias, características e importância desses gêneros comunicacionais emergentes. Apresentei os resultados do estudo exploratório realizado com base na análise de redes sociais (ARS) utilizado o Social Network Analysis Software – Ucinet com uma amostra dos 140 blogs alagoanos coletados no site do www.premioalagoanodeblog.org que denominei com a sigla PPAB. Descrevi a interatividade dos atores, o gênero predominante, as relações de centralidade (entrada/saída) de links nos blogs dessa rede e sua classificação de tipologia.

O que apurei foi que mais da metade dos participantes da rede analisada interage entre os pares (79 atores). Foram identificados 78 blogueiros, 42 blogueiras e 20 blogs coletivos. Em relação ao maior tempo de existência na blogosfera alagoana, os blogueiros estão em maior número, mas quando analisa-se a questão da interatividade as blogueiras  mantém blogs mais interativos, e os blogs coletivos se apresentam como novidade recente.


Concluo com tudo que a blogosfera é cíclica e contínua, alterando-se de acordo com os acontecimentos sejam eles globais, nacionais, regionais, locais e até mesmo pessoais. Ficou evidente para mim que a blogosfera na sua totalidade, constitui-se em um valioso canal de comunicação assim como inegavelmente é um novo lócus de fontes de informação e da disseminação dessas informações. Uma boa constatação foi verificar que na blogosfera alagoana coexistem vários tipos de blog, seja como diários íntimos, jornalísticos, pessoais, mistos, individuais, coletivos, e acadêmicos.

No próximo post exibirei alguns grafos e disponibilizarei o ID da publicação do TCC completo.

4 comentários:
Write comments
  1. amei o design do seu blog, tá lindo...parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do post. Mas, acho que nesse mesmo post poderia ter inserido as representações gráficas como resultado das análise através do software.

    Parabéns pelo post e todo o blog.

    ResponderExcluir
  3. Tudo que há de mais moderno! Muito interessante. Continua blogando, postando novas informações a respeito dos blogs em Alagoas. Seria interessante falar sobre os Encontros de Blogs... Essas cosinhas. Mas tá mara!!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post.
    Estou aguardando para ver os grafos.
    Acho que você poderia também falar sobre certificação de blogs e outras questões que abordou no TCC.
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado