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19 agosto 2011

Ensaio Sobre a Netnografia

Os autores Marconi & Presotto (1985) empregam a derivação etimológica da palavra Antropologia (anthropus = homem; logos = estudo) que vem do grego e significa estudo do homem ou “ciência que estuda o homem, suas produções e seu comportamento”.  A Etnografia (ethnos = povo; graphein = escrever) também vem do grego e significa o conjunto dos escritos sobre os povos no tocante as suas culturas, raças, credos e etc. Na Antropologia a cultura é concebida no seu sentido mais amplo por englobar os modos comuns aprendidos da vida, que são transmitidos pelos indivíduos e grupos em sociedade.  A Antropologia é a ciência da humanidade e da cultura, pois abrange espacialmente toda a terra habitada e as sociedades organizada.

O termo Netnografia foi cunhado na década de 1980 por Robert V. Kozinets, ressignificando uma abordagem da Etnografia. A idéia de Netnografia pode ser aplicada nas pesquisas que contemplem os estudos comportamentais de usuários em ambientes virtuais (PINTO et.al 2007). Conforme esses autores a Etnografia pode se estender também aos territórios-rede, pois constitui-se também como comunidades organizadas virtualmente.

    Para ressaltar o emprego da netnografia nas comunidades virtuais, Montardo & Passerino (2006) destacam três formas para a aplicação dessa metodologia segundo Kozinets (1997):

   1 - Como ferramenta metodológica para estudar comunidades virtuais puras, aquelas em que as relações são estabelecidas somente na Comunicação Mediada por Computador – CMC. 
    2 - Como ferramenta metodológica para estudar comunidades virtuais derivadas, aquelas que transpõem às relações no Ciberespaço, ou seja, as relações se estabelecem também no meio tradicional e real.
    3 - Como ferramenta exploratória para diversos assuntos. Destacam também que para o etnógrafo obter resultados fenomenológicos que concernem na concepção dos participantes sobre o mundo, a melhor técnica de observação é a observação direta, participante e crítica. 

    O crescimento dessa imensa teia de redes sociais é contínuo, logo os estudos que abordam as ferramentas de análise netnográfica também tende a evoluir. O método de investigação seja netnográfica ou ciberantropológica, se faz necessária em redes sociais, pois estas validam os estudos acerca das informações contidas nos diversos meios de comunicação online. 

  

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