Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

07 junho 2012

Ray Bradbury


“Mortag é um bombeiro designado para queimar livros proibidos até conhecer uma revolucionária professora que se atreve em lê-los. De repente ele se vê como um fugitivo caçado, forçado a escolher não apenas entre duas mulheres, mas entre segurança pessoal e a liberdade intelectual”.


Que faz ou já fez biblioteconomia, sabe de onde é essa sinopse. Fahrenheit 451 (1953) foi escrito pelo autor Ray Bradbury que faleceu ontem 06/06/12 em Los Angeles, aos 91 anos. O romance ficou pronto em apenas nove dias, segundo o site Terra o autor utilizava uma máquina de escrever alugada na biblioteca da UCLA (Universidade da Califórnia).

O livro virou filme (1966), protagonizado por Oskar Werner e Julie Christie. Com direção de François Truffaut. A história mostra uma sociedade totalitarista, anti-intelectual, onde os livros, proibidos, são queimados por bombeiros as avessas. O título refere-se à temperatura 451 na escala Fahrenheit que é o ponto para que o papel entre em combustão. De acordo com o site terra o autor trouxe não apenas uma visão futurista, mas a sensibilidade literária para a ficção-científica e a fantasia.

"Na ficção científica, nós sonhamos", disse certa vez ao jornal The New York Times. "A fim de colonizar o espaço, reconstruir nossas cidades para lidar com qualquer quantidade de problemas, temos de imaginar o futuro, incluindo as novas tecnologias, que são necessárias. Além disso, a ficção-científica também é uma ótima maneira de fingir que você está escrevendo sobre o futuro, quando, na realidade, você está atacando o passado recente e o presente." (TERRA, 2012).

O mais atual nesse filme é que a ação dos ditos bombeiros, se confunde com os políticos quando desviam a verba destinada a educação, para que a sociedade não tenha o verdadeiro conhecimento de exigir seus direitos e consequentemente cobrar os deveres desses políticos . De certa forma eles estão queimando o direito de acesso à informação.

4 comentários:
Write comments
  1. Adorei !! Esse é um filme? se for vou procurar ver se encontro!

    ResponderExcluir
  2. é um filme esse? seu blog é perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna! Obrigada por comentar. Depois de muitos percalços, conseguir consertar a opção de responder aos comentários. Volte sempre, bjs!

      Excluir
  3. @Bruna
    Olá Bruna desculpe a demora, é que eu estou apanhando para colocar a opção "responder comentário". Não ficou certo, a minha resposta não está saindo abaixo do comentário. fahrenheit 451 é um livro que virou filme, espero que você consiga encontrá-lo, abraços!

    ResponderExcluir

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado