01 maio 2015

Bibliocoop: Uma alternativa

A Presidente da Cooperativa Nacional dos Bibliotecários e Profissionais da Informação, Marta Pimentel concedeu uma entrevista ao nosso blog em comemoração ao dia 1º de Maio - Dia do Trabalhador. Nada mais justo publicar o post nesse dia de hoje,  já que estamos falando sobre cooperativa de trabalho.
O Inforbiblio agradece essa maravilhosa oportunidade. Obrigada, Marta Pimentel!

A Equipe que idealizou o projeto da Bibliocoop é formada por Neide Jerônimo (Vice Presidente); Annelise Pimentel; Nayane Pessoa e Jaqueline M. da Silva. Marta Pimentel é Bacharela em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Com certeza a cooperativa vai aumentar a demanda entre a oferta e a procura de emprego em nosso Estado.

Vamos à entrevista...
  
INFORBIBLIO: Como surgiu a ideia de criação da Bibliocoop?

MARTA PIMENTEL: Pelo motivo dos nossos Estado e Município não oferecerem concurso à nossa área, então vimos a cooperativa como alternativa legal.

INFORBIBLIO: O que a Bibliocoop pode oferecer no campo da Inovação?

MARTA PIMENTEL: Com o aumento das novas tecnologias de informação, oferecemos inovações em todos os campos de atuação como, por exemplo, a digitalização de documentos, criação de bibliotecas digitais, gestão de gerenciamento de documentos eletrônicos, atividades dinâmicas e inovadoras de incentivo à leitura em escolas, etc.

INFORBIBLIO: Até o presente momento, todos os cooperados são apenas bibliotecários, ou a Bibliocoop já conta com a cooperação de outros profissionais da informação?

MARTA PIMENTEL: No nosso banco de dados consta bibliotecários e outros profissionais da informação como arquivista, técnico de informática, auxiliar administrativo, pedagogo, auxiliar de biblioteca, técnico de arquivo e recepcionista. Mas, nossa organização precisa firmar ainda muitos contratos com instituições para seu desenvolvimento e aumento de oferta de trabalho para seus cooperados.

INFORBIBLIO: Sobre a concessão de Estágio Curricular obrigatório e não obrigatório aos estudantes graduandos da Universidade Federal de Alagoas, o estágio é apenas para alunos de biblioteconomia?

MARTA PIMENTEL: Não, todos os estudantes da Universidade Federal de Alagoas podem ser cooperados, pois a Bibliocoop é conveniada com a universidade para estágio curricular.

INFORBIBLIO: Qual o maior desafio que você enfrenta em visitas às empresas para oferecer os serviços da cooperativa?

MARTA PIMENTEL: Se referindo às escolas, é a não visão do gestor em contratar o bibliotecário pelo motivo financeiro e valorização do profissional. Quanto às demais empresas, é a ideia errônea de que o bibliotecário só atua em bibliotecas e também a carência da valorização profissional e muitos empresários também alega a falta de capital para investir nessa área.

INFORBIBLIO: A partir do momento que o bibliotecário e os demais profissionais da informação tornam-se um cooperado quais são os benefícios a que eles dispõem? 

MARTA PIMENTEL: Oportunidades de trabalho, é lógico. Além de Cursos de capacitação e futuramente pretendemos disponibilizar Cursos de Especialização. 

INFORBIBLIO: Quais são suas expectativas para esse ano de 2015?

MARTA PIMENTEL: Aumento dos contratos com as instituições e empresas, a valorização e capacitação do profissional. 

INFORBIBLIO: Deixe uma mensagem de convocação aos nossos leitores, futuros cooperados. 

MARTA PIMENTEL: “As cooperativas ajudam a construir um mundo melhor por meio de adesão voluntária e aberta; controle democrático por parte dos associados; participação econômica dos associados; autonomia e independência; educação, formação e informação; cooperação entre cooperativas; interesses pela comunidade.” 
“O sucesso tem mais valor quando pode ser compartilhado.” 

Seja nosso cooperado. Venha usufruir dos benefícios que a Bibliocoop oferece.

__ Obrigada Rose Marques, por me oferecer esse espaço para divulgar um pouco mais a nossa cooperativa.

__ O Inforbiblio estará sempre a disposição da Bibliocoop e também à sua disposição, Marta Pimentel. Obrigada mais uma vez e volte sempre aqui, por favor!.

Pessoal, não deixe de acessar o blog da cooperativa tem um post sobre o "Dia C do Cooperativismo"<http://www.bibliocoop.com.br/2015/04/dia-c-do-cooperativismo.html>  ,. 

Se você ainda não se cadastrou na Bibliocoop, vai lá que tem um formulário e um espaço para você inserir o seu currículo. Curtam também a página: <www.facebook.com.br/bibliocoop>

Até a próxima!!!

Um comentário:

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Copyright © 2015 INFORBIBLIO
| Distributed By Gooyaabi Templates