Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

18 julho 2019

Criando Sua Biblioteca (Série Oficinando nº 3)


CRIANDO SUA BIBLIOTECA
No post anterior (Série Oficinando nº 2), vimos como baixar e instalar o Biblivre 5.05. Agora com seu programa já instalado, surgirá a tela inicial com opções para criar uma nova biblioteca ou realizar o backup de outra biblioteca existente. Consideramos que todos os leitores do blog estão tendo um contato inicial com o Biblivre, então vamos criar uma biblioteca do zero. 

Clique na parte que está destacada na cor amarela.  Perceba que na imagem abaixo há uma indicação de login para o 1º acesso: USUÁRIO: admin – SENHA: abracadabra


A interface que mostra a tela de login é a mesma que o usuário comum visualiza, mas não pode logar. usuários não logadas apenas realizam pesquisas e têm acesso ao campo "AJUDA" Acessando o sistema com a senha padrão, aparecerá a tela de boas-vindas ao administrador.


Depois que entra no sistema, o administrador verá essa tela de boas-vindas. Nessa tela há algumas orientações para utilizar o sistema. Na faixa do menu encontra-se todos os campos para operar o programa.



É necessário alterar a senha do administrador no primeiro acesso. No menu procure por ADMINISTRAÇÃO + TROCA DE SENHA. No exemplo a alteração de senha não foi executada imediatamente,  nesse caso o sistema deu o alerta. Clique nessa primeira faixa vermelha para alterar a senha de administrador. Escolha a nova senha e clique no botão destacado em amarelo. Aguarde a confirmação da alteração.



Veja na imagem abaixo a confirmação "Senha alterada com sucesso".

Vamos agora mudar o título padrão “BIBLIVRE V” como também o subtítulo “SOFTWARE LIVRE PARA GESTÃO DE BIBLIOTECAS”. Para personalizar o nome da sua biblioteca, clique em “ADMINISTRAÇÃO” e depois em “CONFIGURAÇÕES”.

Insira o nome da sua biblioteca na caixa “Novo Valor”. No exemplo, colocamos Biblioteca Inforbiblio. Logo abaixo, insira o subtítulo, que aqui ficou como Oficina Biblivre 5.05. Veja como ficou a alteração na parte superior esquerda do programa.

O Biblivre pode ser personalizado para funcionar como o site da sua biblioteca, caso sua instituição não possua um. Veremos no próximo post da Série Oficinando, como personalizar a interface dos usuários logados (área do administrador) e dos usuários não logados (usuários em geral). Iremos ensinar como alterar o código html sem ser um programador. Ficaram curiosos? Continue conosco!

Nenhum comentário:
Write comments

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado