Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

19 julho 2019

Personalizando sua Biblioteca - Série Oficinando nº4


PERSONALIZANDO SUA BIBLIOTECA

Na postagem anterior "Criando Sua Biblioteca" aprendemos a alterar a senha de acesso ao Biblivre e a configurar o nome da nosso biblioteca. Dando continuidade a nossa Série Oficinando, chegamos ao quarto post que trata da personalização  da nossa biblioteca, para caracterizá-la de acordo com a nossa instituição. O Biblivre deverá ser utilizado com um portal de comunicação entre a biblioteca e o público usuário. Você poderá criar avisos, alertas, comunicados em geral. 

Clique em ADMINISTRAÇÃO + CONFIGURAÇÕES, como no exemplo:



 Na tela que abrirá, procure esse trecho: "TEXTO INICIAL PARA USUÁRIOS LOGADOS". Você verá uma janelinha com o código HTML. Confira abaixo:



Para o profissional programador é muito fácil alterar esse campo com o código HTML. Mas, para quem não é, existe uma alternativa. Trata-se de um editor HTML online. O mais popular é o Editor Visual HTML Online em Português. Veja a imagem do site abaixo:

Os códigos das caixas de usuários logados e não logados, foram copiados e colados no Editor Visual HTML, no campo descrito “Código-Fonte”. Note na figura abaixo, no canto superior esquerdo, que esse campo fica selecionado em azul. Ao clicar novamente nesse campo, ele mostrará o texto corrido em português.

 
Na figura abaixo, visualiza-se o texto em português com instruções para os usuários logados, ou seja, administradores. Depois do texto alterado, clicamos outra vez no código-fonte, copiamos e colamos lá na página de configurações do Biblivre.

Veremos agora o procedimento para inserir imagens para ilustrar nosso texto. A imagem a ser incorporada teve estar hospedada em um endereço da internet (url), ou seja, é necessário um link de hospedagem. Acesse o link https://postimages.org/pt-br/.

Entrando no site, marque a opção que desejar para o tamanho da imagem, aqui usou-se 320x240 (websites and email). Para a validade, escolha a opção “Sem prazo de validade”. Clique no botão azul para selecionar a imagem que você enviará para copiar o código. Não é necessário se cadastrar pra usar o serviço.


O link a ser copiado é o segundo da lista (Link direto) com o destaque em vermelho, como mostra a imagem. É só clicar na figurinha do lado direito, aparecerá a informação “Copied!” alertando que o código foi copiado. Agora, coloque o código que foi copiado do site Postimage e clique no ícone da imagem lá na página do Editor Visual HTML. Veja abaixo.


Depois de colar o código no campo especificado no Biblivre, role a página para baixo, clique em salvar e espere a mensagem de confirmação: “As configurações foram salvas com sucesso”. Com a alteração, a foto do Inforbiblio ficou no final da página, mas poderia ficar em qualquer outra posição desejada.



Na figura abaixo, visualiza-se a interface, também customizada, dos usuários não logados, ou seja, estudantes, comunidade, pesquisadores e etc. 


Quando iniciamos a Série Oficinando, pensávamos que quatro postagens seriam suficientes. Já no segundo post, percebeu-se que cinco posts seriam necessários para disponibilizar todo conteúdo, mas depois do post nº 4, constatou-se que  o ideal mesmo seriam seis publicações, então, no penúltimo post da Série Oficinando, veremos sobre o Sistema de Bibliotecas Biblivre - Bilioteca.Link. Trata-se da hospedagem do Biblivre para tornar a sua biblioteca disponível na  Web. No último post, veremos uma alternativa gratuita para possibilitar a visualização da nossa biblioteca na internet. Aguardem!

Nenhum comentário:
Write comentários

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado