Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

02 agosto 2019

Biblivre Online com o No-IP (Série Oficinando nº 6)

Chegamos ao fim da nossa Série Oficinando. Este é o sexto e último post dessa Série. Esperamos que o conteúdo tenha sido útil ao nossos leitores. Para começar, vamos acessar o seguinte endereço: https://www.noip.com/download?page=win.  Esse endereço irá baixar o Cliente Dinâmico (DUC) para Windows na sua estação de trabalho. Clique na opção “Download Now”.




Abrirá a caixa para salvar o arquivo. Salve de preferência na mesma pasta do arquivo do Biblivre. Abra a pasta e dê um clique duplo no arquivo. O programa de instalação será iniciado. Confirme as mudanças e, em seguida, virá a tela de licença. 


Pressione “I Agree” e prossiga a instalação. Surgirá a tela para confirmar a pasta de instalação.


Ao término da instalação, surgirá a tela para executar o serviço. Deixe marcado apenas a segunda opção, para que o programa seja incorporado como um serviço do sistema e, ao iniciar a máquina, o mesmo inicie também.

Em seguida, clique no ícone do serviço, localize-o no menu iniciar como mostrado na imagem abaixo. 

Abrirá uma tela para efetuar um logon e senha com nossa conta no No-IP.  Lembre-se que no post anterior da nossa Série Oficinando nº 5, fizemos um cadastro lá no site do No-IP: https://www.noip.com/pt-BR


Na primeira vez que executamos o programa é necessário fazermos um ajuste para saber qual domínio a máquina irá responder. No caso, marcamos o domínio inforbiblioteca.ddns.net. Em seguida, clicamos em "Save" para validar as alterações.


Se tudo ocorreu com perfeição, o serviço será executado. Observe que onde antes aparecia um X em vermelho, agora aparece o sinal verde indicando que a operação foi realizada com sucesso.


Agora, abra o seu navegador e digite o endereço com o domínio que foi criado. Seu endereço tem esse formato: http://seudomonioaqui.ddns.net. No nosso caso digitaremos então: http://inforbiblioteca.ddns.net. Surgirá a página principal de logon do Biblivre.

Nota importante: todo o processo de instalação e configuração foi feito com a conta de administrador da máquina, devido ao nível de direitos necessários. Lembramos que esse processo de instalação foi feito para o ambiente Windows.

É importante que os nossos computadores estejam protegidos contra hackers, vírus, etc. Essa proteção pode ser feita através de antivírus ou firewalls. É vital ter sempre instalado, atualizado e configurado um antivírus para máquinas que rodam o Windows. Os firewalls são programas que protegem contra o acesso indevido e são utilizados sempre para assegurar sistemas. Para que você possa colocar o Biblivre na web de maneira segura, são necessárias algumas observações:
·      Se você tem um firewall protegendo seu computador, seu especialista deverá liberar o acesso a sua máquina às portas TCP 80 e 8080. Não se preocupe, pois ele entenderá essa informação. Se essas “portas” não forem liberadas, não será possível o acesso. Se não possui, é recomendado que utilize-se um firewall para proteger o seu sistema. Há alguns livres e que podem ser instalados num ambiente Windows.

· BIBLIOTECA.LINK – Sistemas de Bibliotecas. Hospedagem Biblivre. Disponível em: http://www.biblioteca.link/Biblivre5/. Acesso em: 20 jun. 2019.

NO-IP. DNS Dinâmico Grátis. Disponível em: http://www.noip.com/pt-BR/. Acesso em: 24 jun. 2019.

Um comentário:
Write comments

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado