Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

08 janeiro 2020

Calendário Biblioteconômico - Fevereiro 2020


Baixe o calendário completo no link https://www.4shared.com/office/u7pDUtAZiq/CALENDRIO_BIBLIOteconomico_Fev.html

Laura Russo, nossa bibliotecária ilustre do mês de fevereiro

Laura Garcia Moreno Russo (1915-2001) foi uma bibliotecária brasileira que exerceu um papel fundamental na elaboração e aprovação da legislação do bibliotecário no Brasil. Laura Russo foi uma das responsáveis pela regulamentação da profissão no final da década de 1950 e também pela fundação da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), da qual foi a 1ª presidente. Presidiu também o Conselho Federal de Biblioteconomia (1966-1968). Como bibliotecária, trabalhou na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na Academia Paulista de Letras e foi diretora da Biblioteca Mário de Andrade.

Existem muitas datas curiosas nos calendários. Para preencher nosso Calendário Biblioteconômico, escolhemos não apenas curiosidades que tenho correlação com nossa área, como também aquelas que possam ter sua origem explicada. Veja então abaixo,  a nossa nota de rodapé para datas que achamos interessante destacarmos:

[1]Dia Mundial do Gato



[1] Data criada por uma instituição italiana, para promover campanha contra os maus tratos. Diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais, aproveitam esta data para promover a adoção de gatos abandonados, que é outra meta essencial.

[2]Lêdo Ivo (1924-2012)



[2] Lêdo Ivo –  Poeta Alagoano, romancista, contista, cronista, jornalista e ensaísta. eleito em 1986 para ocupar a cadeira nº 10 da Academia Brasileira de Letras - ABL. Em 2004 é lançada a primeira edição de suas obras completas, com seis décadas de poesia e prosa. Em 2006, doa seu arquivo pessoal, reunindo correspondências, manuscritos, recortes de jornais e fotografias, ao Instituto Moreira Salles - IMS, de São Paulo.

[1]Dia Nacional do Movimento Municipalista Brasileiro



[1] A Confederação Nacional de Municípios (CNM) lembra que a data foi instituída pela Lei 12.639/2012 e representa um reconhecimento da importância e da força do municipalismo demonstrado ao longo dos anos.

Para o mês de Março, é claro que vamos destacar o dia do Bibliotecário. Acesse o link.


Nenhum comentário:
Write comentários

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado