Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

20 janeiro 2020

Calendário Biblioteconômico - Julho 2020


Julho traz para nossa área três eventos: A 72ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a 16ª conferência internacional da International Society for Knowledge Organization (ISKO) e o 7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC). Nesse mês comemoramos a Lei ordinária 4.084/1962, sancionada pelo então presidente João Goulart, que dispõe sobre a profissão de bibliotecário e regula seu exercício. Também comemoramos a 1ª viagem do homem à lua, o dia mundial do Rock, o aniversário de escritores famosos, entre outros fatos e acontecimentos. Link atualizado hoje, 21/01/2020. Baixe aqui.

SBPC foi criada em 1948. Entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Possui cerca de 150 sociedades científicas associadas, em todas as áreas do conhecimento, e mais de 5 mil sócios ativos. “Ciência, Educação e Desenvolvimento Sustentável para o Século 21” é o tema da 72ª Reunião Anual, que será realizada de 12 a 18 de julho de 2020, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal/RN. A edição de 2020 será concomitante com as comemorações dos 60 anos de federalização da UFRN.
O evento será um diálogo com as novas gerações, convidando a pensar no futuro, a partir do presente. Dentro da programação acontecerá também a Jornada Nacional de Iniciação Científica.
A Reunião Anual é aberta ao público, os visitantes poderão participar gratuitamente das atividades, sem a necessidade de inscrição (exceto minicursos). 

Fonte: https://ra.sbpcnet.org.br/natal/

A 16ª conferência internacional da ISKO, sob o tema Organização do conhecimento na interface, ocorrerá de 6 a 8 de julho de 2020, em Aalborg (Dinamarca). A conferência ocorrerá na Universidade de Aalborg, Departamento de Comunicação e Psicologia.

A conferência explora os temas conectados dos sistemas de organização do conhecimento e seu papel na organização do conhecimento, no compartilhamento do conhecimento e na busca de informações. A conferência considerará soluções práticas, bem como a teoria por trás do design, desenvolvimento e implementação de sistemas de organização do conhecimento, que vão desde vocabulários controlados, sistemas de classificação, esquemas de metadados até ontologias e taxonomias.

TÓPICOS INCLUEM:
Organização do conhecimento em domínios, mídia e tecnologias
Organização do conhecimento como compreensão e comunicação
Organização do conhecimento como propulsora do desenvolvimento e da mudança

Fonte: https://www.communication.aau.dk/research/knowledge_groups/e-learning-lab/isko/

7º Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria

Compartilhamento de Dados e a Pesquisa Bibliométrica e Cientométrica, e o tema central da 7ª edição do Encontro Brasileiro de Bibliometria e Cientometria (EBBC) que será realizado em Salvador, BA, no período de 21 a 23 de julho de 2020. O 7º EBBC pretende promover uma reflexão para a urgência de ações que devem ser realizadas no âmbito desse novo cenário, no qual o dado de pesquisa assume uma característica singular, passando a se constitui em coleção de dados digitais. Nesse cenário, surgem questionamentos em torno da análise bibliométrica e cientométrica bem como dos indicadores que poderão ser levantados e das análises possíveis a serem realizadas. São desafios que se apresentam na contemporaneidade e que possibilitam novos olhares que podem viabilizar caminhos metodológicos a serem desenvolvidos e implementados.

Local: Faculdade de Direito - UFBA

End.: Rua da Paz, s/n - Graça. Salvador, BA

Período:

De 21 a 23 de julho de 2020

Público-alvo:

Estudantes de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais.


Fonte: http://www.ebbc2020.ici.ufba.br




Nenhum comentário:
Write comments

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado