Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

BIBLIODICAS


DICAS DE LEITURA
________________________________________
Título: Uma nova abordagem de big data através da implementação do software RAID
Autor: Amorim, Catarina Jacinto Nunes da Costa
Orientador: Henriques, Roberto André Pereira

Descrição: Trabalho de Projeto apresentado como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, Especialização em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence


Resumo: Vivemos num mundo cada vez mais competitivo, onde conhecer quais são as nossas vantagens competitivas torna-se algo fundamental. Assim, as organizações pretendem obter um acesso rápido e eficiente aos seus dados e à informação que é possível produzir através dos mesmos. Este aspeto nos dias que correm, com o aumento dos dados, torna-se cada vez mais difícil e é essencial para as organizações manterem a sua estratégia e a estrutura. Posto isto, o setor das telecomunicações enfrenta um paradigma de sobreprodução de dados nas suas atividades diárias com tendência a aumentar. O objetivo deste projeto é a implementação de uma nova tecnologia de suporte ao software RAID. Esta nova abordagem é alicerçada em Big data que pretende substituir o suporte atualmente realizado em base de dados tradicionais. Para o efeito testa-se a rapidez na leitura dos dados em RAID suportado por tecnologia Big Data, em comparação com a rapidez da solução atual que passa pela leitura dos dados suportada por RBDMS.

________________________________________


A gestão dos dados científicos inclui processos de preservação, uso e reutilização. O domínio destes aspectos é fundamental para que os pesquisadores planifiquem seu trabalho, desde a concepção de seu projeto até a execução, uso e arquivo. A obra tem como objetivo investigar a relação, a nível conceitual e prático, entre o processo de pesquisa e o tratamento dos dados, tendo em vista a questão sobre as infraestruturas disponíveis e as possibilidades de uso dos recursos nas diferentes áreas do conhecimento. Da mesma forma, mostra uma série de recomendações dirigidas especialmente a pesquisadores para que façam uso apropriado de ferramentas, tanto em seu armazenamento quanto na divulgação. A maior parte das diretrizes de gestão de dados se dirige aos pesquisadores, porém os profissionais da informação exercem um papel cada vez mais importante. Caminhamos através das peças de um plano de gestão de dados com o objetivo de ajudar na tomada de decisões sobre os repositórios e outras infraestruturas, enquanto guiamos o leitor através de alguns conceitos sobre o intercâmbio, o acesso aos metadados e a preservação dos dados científicos.

https://lnkd.in/eS6iNR5

#gestãodedadoscientíficos
#editorainterciência
________________________________________

Ciência da Informação em Revista | E-ISSN 2358-0763 |
Sumário - v. 6, n. 1, jan./abr. 2019

________________________________________

Cultura, ideologia e hegemonia: Antonio Gramsci e o campo de estudos da informação 


Ana Amélia Lage Martins
IBICT/UFRJ

Regina Maria Marteleto
IBICT/UFRJ


Palavras-chave: Informação e Cultura, Informação e Ideologia, Hegemonia, Gramsci

RESUMO
As concepções epistemológicas críticas, constituídas historicamente em diálogo com as ciências históricas, sociais e humanas, colocaram em questão os referenciais fisicista, biológico e cognitivista adotados pelas primeiras teorias da informação, atraindo para o centro do debate teórico e metodológico a dimensão social do objeto informacional, tal como a sua manifestação no terreno da cultura. Ao ressaltar o caráter eminentemente social – material e simbólico, técnico e semiológico- da informação e os processos históricos que regulam as ações informacionais em seus contextos, a cultura pode ser considerada, a partir dessa compreensão, como premissa para a própria fundamentação do polissêmico conceito de informação. Este artigo busca apresentar contribuições que a rede categorial que compõe o pensamento do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci, especialmente a relação entre cultura, ideologia e hegemonia, traz para este debate.

InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v. 10, n.1, p. 5-24, mar./ago.2019

________________________________________

A gestão do conhecimento aplicada à formação universitária

Arielle Lopes Almeida. 
Ieda Pelógia Martins Damian.
Marta Lígia Pomim Valentim.


Resumo

Ao refletir sobre a formação universitária no contexto atual, se propõe que a gestão do conhecimento, que visa ampliar o compartilhamento e uso do conhecimento, pode contribuir para a ação docente nesta formação. Assim, o objetivo desta pesquisa centra na análise de modelos e práticas de gestão do conhecimento aplicados à construção e compartilhamento de conhecimento inter-relacionando com a ação docente e justifica-se na necessidade de superar a reprodução em prol da construção de novos conhecimentos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, foi utilizado o método ‘Análise de Conteúdo’ em entrevistas realizadas com docentes da Universidade Federal de Goiás, que compôs o universo e a população alvo, respectivamente, desta pesquisa. A partir da análise dos dados, foi possível concluir que a maioria dos docentes pesquisados, tinha consciência de suas funções para a formação do discente, bem como buscava a melhoria contínua desta atividade docente. Contudo, encontravam barreiras principalmente devido a cultura organizacional não estar pautada no compartilhamento de conhecimento de modo institucionalizado, dependendo apenas dos próprios interesses individuais.

Palavras-chave

Construção de Conhecimento; Gestão do Conhecimento; Educação Universitária; Formação Universitária.

REBECIN, v.6, n. esp., p.77-90, 1. sem. 2019. Disponível em: http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin. ISSN: 2358-3193

________________________________________

A atuação do bibliotecário na área da saúde no contexto da gestão do fluxo da informação

Autor
Biaggi, Camila de 

Orientador
Castro Filho, Claudio Marcondes de 

Dissertação de mestrado
Pós-graduação
Ciência da Informação - FFC

Resumo
A pesquisa em foco discute a atuação do bibliotecário na área da saúde sob a perspectiva da Gestão dos Fluxos de Informação. Evidencia-se que o campo de atuação biblioteconômico é amplo, porquanto o profissional desta área pode atuar em diferentes contextos do conhecimento, não se restringindo apenas a espaços tradicionais. Na literatura nacional e internacional o bibliotecário que atua nesse contexto é conhecido como ‘Bibliotecário Clínico’, ‘Bibliotecário Médico’ e ‘Informacionista’.Como objetivo geral: analisar a atuação do bibliotecário na área da saúde sob o enfoque da gestão do fluxo de informação e os objetivos específicos: O problema da pesquisa está em torno da seguinte questão: em (...)

Palavras-Chave: Atuação do bibliotecário na área da saúde; Gestão dos fluxos de informação; Gestão da informação; Competências e habilidades.

PDF: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/182080/biaggi_c_me_mar.pdf?sequence=3&isAllowed=y
________________________________________

Áudio games no processo de aprendizagem de deficientes visuais: análise sob o aspecto da mediação da informação

GIRÃO, Igor Peixoto Torres. Áudio games no processo de aprendizagem de deficientes visuais: análise sob o aspecto da mediação da informação. 2018. 150f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza (CE) 2018.

Tipo Documento: Dissertação
Nível de Acesso:  Open Access
Data de Defesa: 2018
Orientador: Feitosa, Luiz Tadeu

Resumo: Analisa os áudio games no processo de ensino-aprendizagem de estudantes deficientes visuais. Problematiza a falta de acessibilidade nas técnicas de mediação da informação, mostrando os áudio games do DosVox como chave no processo de mediação de informações  para estes estudantes. As práticas informacionais oriundas da Ciência da Informação proporcionam aos ambientes de aprendizagem novas maneiras de trabalhar, interagir e dar significado aos construtos informacionais. Reflete sobre os conceitos de deficiência e deficiência visual, sem perder de vista os áudio games, apresentados em paralelo aos jogos e vídeo games. Reflete também sobre o potencial dos sons como um ator na construção de sentidos e de mediação da informação, como o compartilhamento de sensações pode ser percebido por meio da sonoridade e como os áudio games do DosVox são usados. Tendo em vista as reflexões e problematizações feitas sobre os áudio games e como podem ser instrumentalizados como ferramentas de mediação, se questiona: como os áudio games podem se constituir como ferramenta de mediação da informação no contexto de ensino e aprendizagem de estudantes com deficiência visual? Para responder ao questionamento se firma o objetivo geral: avaliar as possibilidades e uso dos áudio games do DosVox como ferramenta de mediação da informação no contexto de ensino e aprendizagem segundo a visão dos professores. 

________________________________________

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado