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31 maio 2012

Acessibilidade: Museu de Arte Moderna



Ontem fiz um post sobre a Pinacoteca de São Paulo e continuando nessa linha de acessibilidade, hoje chega a vez do Museu de Arte Moderna - MAM. O Museu também se localiza em São Paulo. A Área de Acessibilidade do MAM foi criada para que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas; sensoriais ou intelectuais fazendo com que as pessoas percebam e sintam realmente que esse universo lhes pertence. O museu promove a diversidade de públicos, e as atividades são elaboradas visando à conexão das diferentes linguagens, assim como às diversas percepções da arte contemporânea.

O Programa Igual Diferente, existe desde 2002 com projetos e atividades especializadas para o público em geral. Por meio de parcerias com instituições de saúde e educação especial e com projetos sociais, o Programa promove cursos regulares de diferentes modalidades artísticas assim como palestras, oficinas, visitas e eventos.

        O Museu também dispõe de biblioteca que funciona desde 1978 e foi modernizada em 1996, com reestruturação física e informatização de todo o Acervo. A biblioteca possui cerca de 65 mil títulos entre livros, catálogos de exposições, teses, revistas especializadas, documentos históricos, cartazes, além de hemeroteca e outras mídias, fotografias e correspondências. A Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM preserva e disponibiliza material bibliográfico sobre arte moderna e contemporânea, sobretudo brasileira, ao público em geral, e atende professores, pesquisadores, críticos de arte e curadores, do Brasil e do exterior. O acervo está disponível também online.




Elementos de Linguística e Semiologia na Organização da Informação

Carlos Cândido de Almeida

É professor da Unesp, doutor em Ciência da Informação pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina. Já foi professor da Universidade Federal de Alagoas. É um professor linha dura, mas no bom sentido da palavra. Posso dizer porque fui sua aluna. Com ele você aprende ou aprende, não tem meio termo.



A pretensão nessa obra é trazer mais elementos teóricos à discussão sobre a natureza interdisciplinar da organização da informação, fornecendo uma leitura crítica e contextualizada do tema, com ênfase especial à contribuição da linguística e da semiologia para esta realidade. Hoje, tem-se como assente que é por meio dos processos de organização - inclusive a organização documental - que se estabelece a ponte entre a produção, o uso e apropriação da informação, que geram por sua vez a produção de novas informações.

Estudioso e crítico da obra do filósofo e linguista Charles S. Peirce (1839-1914), Carlos Cândido lança um olhar abrangente sobre a construção histórica e as interlocuções teórico-metodológicas que caracterizam o universo dessa área de estudos.
De acordo com o prof. Carlos, a pesquisa tem como finalidade principal, complementar a bibliografia básica das disciplinas Linguística e Documentação, Linguística Documental e Semiologia Aplicada à Análise Documental, ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação.  

Faça download aqui.

Fonte: Cultura Acadêmica 

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