01 junho 2012
TJ/AL: Finalmente o certame...
O Tribunal
de Justiça do Estado de Alagoas abriu concurso público para preenchimento de 62
vagas para o cargo de Analista Judiciário Especializado. Os candidatos devem possuir curso de graduação em uma
das 17 áreas requisitadas pelo órgão. As vagas estão distribuídas nas áreas de
Administração, Arquitetura, Arquivologia, Biblioteconomia,
Comunicação Social (Jornalismo), Contabilidade, Direito, Economia, Enfermagem,
Engenharia, Medicina (Clínica Médica), Medicina do Trabalho, Psiquiatria,
Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Análise de Sistemas. A remuneração é R$ 5.789,19 para
uma jornada de trabalho de 30 horas semanais. Veja Edital
As
inscrições podem ser feitas entre os dias 4 de junho e 3 de julho, exclusivamente
no site da CESPE/UNB .
As taxas de inscrição são de R$ 100,00 para Analista Judiciário Especializado,
R$ 55,00 para Técnico Judiciário e R$ 50,00, Auxiliar Judiciário.
Na primeira
etapa, todos os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas,
investigação social e comprovação de sanidade física e mental. Os candidatos de
nível superior também passarão por prova discursiva, avaliação psicológica e
avaliação de títulos. A segunda etapa do concurso consiste na realização de
Curso de Formação Inicial, de responsabilidade do Tribunal de Justiça do Estado
de Alagoas. As provas objetivas e a prova discursiva serão aplicadas na data
provável de 2 de setembro.
31 maio 2012
Acessibilidade: Museu de Arte Moderna
Ontem fiz um post sobre a Pinacoteca de São Paulo e continuando nessa linha de acessibilidade, hoje chega a vez do Museu de Arte Moderna - MAM. O Museu também se localiza em São Paulo. A Área de Acessibilidade do MAM foi
criada para que o museu seja um espaço sem barreiras, sejam elas físicas;
sensoriais ou intelectuais fazendo com que as pessoas percebam e sintam
realmente que esse universo lhes pertence. O museu promove a diversidade de
públicos, e as atividades são elaboradas visando à conexão das diferentes
linguagens, assim como às diversas percepções da arte contemporânea.
O Programa Igual Diferente, existe
desde 2002 com projetos e atividades especializadas para o público em geral. Por
meio de parcerias com instituições de saúde e educação especial e com projetos
sociais, o Programa promove cursos regulares de diferentes modalidades
artísticas assim como palestras, oficinas, visitas e eventos.
O Museu também dispõe de biblioteca que funciona desde 1978 e foi modernizada
em 1996, com reestruturação física e informatização de todo o Acervo. A
biblioteca possui cerca de 65 mil títulos entre livros, catálogos de
exposições, teses, revistas especializadas, documentos históricos, cartazes,
além de hemeroteca e outras mídias, fotografias e correspondências. A
Biblioteca Paulo Mendes de Almeida do MAM preserva e disponibiliza material
bibliográfico sobre arte moderna e contemporânea, sobretudo brasileira, ao
público em geral, e atende professores, pesquisadores, críticos de arte e
curadores, do Brasil e do exterior. O acervo está disponível também online.
Fonte: http://www.mam.org.br/
Elementos de Linguística e Semiologia na Organização da Informação
Carlos Cândido de Almeida
É professor da Unesp, doutor em Ciência da
Informação pela Unesp, mestre em Ciência da Informação pela Universidade
Federal de Santa Catarina e bacharel em Biblioteconomia pela Universidade
Estadual de Londrina. Já foi professor da Universidade Federal de Alagoas. É um
professor linha dura, mas no bom sentido da palavra. Posso dizer porque fui sua
aluna. Com ele você aprende ou aprende, não tem meio termo.
A pretensão nessa
obra é trazer mais elementos teóricos à discussão sobre a natureza
interdisciplinar da organização da informação, fornecendo uma leitura
crítica e contextualizada do tema, com ênfase especial à contribuição da
linguística e da semiologia para esta realidade. Hoje, tem-se como assente que
é por meio dos processos de organização - inclusive a organização documental -
que se estabelece a ponte entre a produção, o uso e apropriação da informação,
que geram por sua vez a produção de novas informações.
Estudioso e crítico
da obra do filósofo e linguista Charles S. Peirce (1839-1914), Carlos Cândido
lança um olhar abrangente sobre a construção histórica e as interlocuções
teórico-metodológicas que caracterizam o universo dessa área de estudos.
De acordo com o prof. Carlos, a pesquisa tem como finalidade principal, complementar a bibliografia básica das disciplinas Linguística e Documentação, Linguística Documental e Semiologia Aplicada à Análise Documental, ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação.
Faça download aqui.
De acordo com o prof. Carlos, a pesquisa tem como finalidade principal, complementar a bibliografia básica das disciplinas Linguística e Documentação, Linguística Documental e Semiologia Aplicada à Análise Documental, ministradas nos cursos de graduação em Biblioteconomia e pós-graduação em Ciência da Informação.
Faça download aqui.
Fonte: Cultura Acadêmica
30 maio 2012
Pinacoteca com Acessibilidade e Inclusão
Essas belas imagens acima, são da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Você nem imagina que um portador de deficiência visual possa frequentar um lugar desse não é mesmo? Não podia, até bem pouco tempo e na maioria dos lugares ainda não pode. Mas desde 2003 essa realidade está mudando, com a ações realizada pela equipe de profissionais da referida pinacoteca. Essa equipe conta com um educadora que tem deficiência auditiva. Um jovem que morou muito tempo na rua, depois de ter perdido a visão, teve contato com um centro profissionalizante que lhe proporcionou essa visita. "Vivi tanto tempo ao lado desse lugar e nunca imaginei que seria tão bem recebido", afirma o jovem.
Nessa pinacoteca, pessoas como ele podem desfrutar de sensações multissetoriais, através dos objetos tridimensionais e em relevos. Podem também ter experiências com jogos imantados e indumentárias. Existem ainda algumas obras sonorizadas, galeria com audioguia e catálogo em Braille.
Referência:
MENDES, Rodrigo. Museus para todos. Parte 2. In: Tam Nas Nuvens, Ano 5, nº 50, fev/2012. Revista de Bordo.
Post de amanhã: Museu de Arte Moderna.
15 maio 2012
Para vencer o sono...
Ótimas dicas de Marina Dutra no site Banco de Concursos:
O Chiclete - Estimula o nervo trigêmeo,
que fica na região do maxilar. O nervo tem ligação com áreas do cérebro
responsáveis por mantê-las acordada. Então, leve-o sempre com você quando for fazer a prova.
Evite estudar depois de almoçar ou jantar, porque após as refeições o
organismo sofre alterações que nos dão a sensação de falsa hibernação.
Quando comemos, o nível de glicose no organismo aumenta e inibe a ação
das células nervosas que nos mantêm acordados. Se o sono persistir após um longo período de luta entre cérebro x
corpo, dê um descanso. Se levante, faça alongamentos para despertar as
articulações. Lave também o rosto com água fria. Se for preciso, tome
banho para despertar de vez. Geralmente, mesmo após tentativas frustradas é melhor se entregar ao
sono. Tire um cochilo de 15 minutos no máximo para repor as energias,
mas não caia na tentação de prolongar o descanso por muito tempo.
Lembre-se que bebidas energéticas não podem ser
consumidas demasiadamente. Você não precisa depender dia e noite de
cafeína para se manter acordado. No entanto, o consumo de café ou
bebidas energéticas estimula o estado de alerta no organismo. É preciso utilizar de forma racional o pó de guaraná que também é
rico em cafeína e teobromina. A concentração de cafeína presente no
guaraná em pó pode ser até quatro vezes maior do que a encontrada no
café; fornecendo efeitos com duração média de seis horas.
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