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15 julho 2019

Sobre o Biblivre 5.05 (Série Oficinando nº 1)

      No início deste mês de julho, a Consultoria do Inforbiblio realizou a Oficina Biblivre 5.05, que ocorreu no IX Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas Públicas Municipais, durante a Semana Literária da Biblioteca Publica Estadual Graciliano Ramos (BPE-GR), em comemoração aos 154 anos da BPE-GR. Decidimos compartilhar com vocês o conteúdo ministrado nessa oficina.
       Dividiremos o assunto em 6 posts, para o nossa Série "Oficinando" .  No primeiro post intitulado "Sobre o Biblivre 5.05",  abordaremos um pouco sobre a história, requisitos e funcionalidades.  O segundo "Baixando e Instalando o Biblivre", será o passo a passo para a instalação, desde o momento de fazer o download do programa, até a conclusão da instalação. No terceiro veremos como criar sua primeira biblioteca. Faremos a mudança da senha de acesso ao sistema e mostraremos também como alterar o nome da Biblioteca. O quarto será dedicado a personalização da sua biblioteca Biblivre. O penúltimo post - Série Oficinando nº 5, é sobre o Sistema de Bibliotecas do Biblivre - Biblioteca.Link.  Abordaremos também sobre o Serviço de Hospedagem do No-IP - opção gratuita para disponibilizar sua biblioteca online. No sexto e último post da Série Oficinando, daremos continuidade sobre o Serviço de Hospedagem No-IP.

O BIBLIVRE 5 é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Por utilizar padrões internacionais de biblioteconomia e possibilitar a comunicação em rede de acervos, o sistema permite ao usuário acessar diferentes bibliotecas no mundo todo. Qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. Foi desenvolvido pela Sociedade dos Amigos da Biblioteca Nacional (SABIN), com apoio da COPPE/UFRJ, no desenvolvimento do projeto nas versões, 1.0 e 2.0.
O BIBLIVRE é um projeto exclusivamente patrocinado pelo Instituto Itaú Cultural. Sua versão 5 possui versões em inglês e espanhol, além do português, para atender à crescente demanda de utilização do software em instituições no exterior.

Desde suas versões iniciais, o Biblivre é de fácil instalação e permite que em poucos minutos coloque – se uma biblioteca no ar. Esta versão 5.05, veio com novos recursos, como:
  1. Compatibilidade com dispositivos móveis: agora você pode utilizar o software em smartphones e tablets; 
  2. Otimização de recursos: o software está com uma série de melhorias em seu código e recursos; 
  3. Personalização do Resumo Catalográfico: você pode personalizar com campos a sua escolha; 
  4. Personalização do Formulário Catalográfico: você pode personalizar com campos a sua escolha.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
    O Biblivre V enfatiza as rotinas e sub rotinas dos principais procedimentos realizados em bibliotecas, tais como:
    • A busca e a recuperação da informação;
    • A circulação, mediante o controle do acesso para consulta, a reserva, o empréstimo e a devolução de exemplares do acervo;
    • A catalogação de material bibliográfico, de multimídias e objetos digitais, inclusive com controle de autoridades e de vocabulário, e a transferência de registros entre bases de dados;
    • O controle do processo de aquisição de novos itens para o acervo.
     

          
    PRÉ-REQUISITOS:
     • Processador Intel Pentium IV 1.4MHz ou equivalente;
    • Memória RAM de 1 Gbytes;
    • É recomendável um Pentium Core I3 - 2.13 GHz ou equivalente e memória RAM de 3 Gbyte;
    • O BIBLIVRE necessita de um sistema operacional Windows, Linux, Unix ou compatível;      
O BIBLIVRE pode ser instalado em qualquer sistema onde os seguintes programas funcionem adequadamente:  

• Java Virtual Machine 1.6 ou superior
• Apache Tomcat 5.5 ou superior
• PostgreSQL 8.1 ou superior
 
O programa cliente, utilizado pelos usuários para acessar o Biblivre 5, trata-se de  um navegador de Internet. Os navegadores recomendados são os seguintes:

• Mozilla Firefox (versão 3.5 ou superior);
• Google Chrome (versão 2.0 ou superior);
• Apple Safari (versão 4.0 ou superior);
• Microsoft Internet Explorer (versão 7.0 ou superior).
Obs: Outros navegadores podem ser utilizados, mas a total compatibilidade não é garantida.

Para conclusão, enfatiza-se que este sistema é um Programa Livre. Significa que você pode instalá-lo, usá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo nos termos da licença GPL em português, fornecida com este sistema, ou nos termos da licenca GPL original, como publicada em inglês pela Free Software Foundation.

Este programa é distribuído no estado em que se encontra, com a esperança que seja útil, mas sem nenhuma garantia que o mesmo não seja utlizado para comercialização, que não haja violação de direitos ou de que possa vir a ser apropriado por teceiros, para alguma finalidade particular.

BIBLIVRE Versão 5.05. Disponível em: http://www.biblivre.org.br.  Acesso em: 06 jun. 2019.
                                                                                                                                                                                  

                                                                                                                                          

30 maio 2019

BIBLIOTECÁRIO - DOCUMENTALISTA: 02 Vagas


CONCURSO PÚBLICO - EDITAL PROGEP Nº 101/2019 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA - UFU
BIBLIOTECÁRIO/DOCUMENTALISTA - 02 Vagas - Nível "E"
Remuneração: R$ 4.180,66 - 40h
Auxílio Alimentação: R$ 458,00, entre outros benefícios, observada a legislação em vigor.
REQUISITOS: Curso Superior em Biblioteconomia e Registro no Conselho competente. Lei nº. 9.674, de 26 de junho de 1998 dispõe sobre o exercício da profissão de Bibliotecário.

ATRIBUIÇÕES DO CARGO:
Disponibilizar informação; gerenciar unidades como bibliotecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redes e sistemas de informação; tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais; disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento; desenvolver ações educavas; assessorar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para os Cargos Técnico-Administravos em Educação, dos níveis "D" e “E”, para quaisquer campi da UFU. As inscrições serão realizadas no site www.ingresso.ufu.br, no período de 06/06/2019 até o dia 21/06/2019.
O valor da inscrição será de R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais). A prova objeva será aplicada, pela Diretoria de Processos Selevos (DIRPS) da UFU, no dia 04/08/2019, em Uberlândia, com início previsto para 14h, com duração de 3 horas.

Para esse concurso, o número máximo de  aprovados será de 09 candidatos para o preenchimento das 02 Vagas, mais Cadastro  Reserva. No Edital, no campo do  Conteúdo Programático, consta também a bibliografia sugerida.


16 maio 2019

UNESP - Bibliotecário R$ 5.421,29



EDITAL UNESP 21/2019 – BIBLIOTECÁRIO 
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Instituto de Química - Campus de Araraquara
Banca organizadora: UNESP
Número de vagas: 01
Remuneração: R$ 5.421,29
Inscrições: 16 e 27 de maio de 2019
Taxa de Inscrição: R$ 67,00
Data da Prova: ainda sem definição

As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procuração, na Seção Técnica de Comunicações, localizado na Rua Prof. Francisco Degni, Nº 55, Bairro Quitandinha, Instituto de Química do Campus de Araraquara/SP, no horário das 08h30min às 11h30min e das 14h30min às 17h30min. 
O concurso UNESP consistirá em provas objetivas (para todos) com 40 questões distribuídas entre as disciplinas de língua portuguesa, legislação e conhecimentos específicos. As avaliações serão aplicadas no município de Araraquara em dia, hora e local a serem informados posteriormente.

22 abril 2019

Feira de Troca de Livros


  • Uma forma muito interessante de incentivo à leitura é promover uma feira de troca de livros, seja partindo de uma instituição ou por parte de pessoas físicas. Se você já conta com um acervo, muito bem! Se não, não é obrigatório que se tenha um acervo para iniciar o projeto. Considerando a hipótese da não existência de um acervo, mesmo que seja pequeno, a solução é pedir doações
  • Primeiro Passo: Sua feira precisa de um nome criativo e que esteja de acordo com a sua proposta. Por exemplo: Já fui assistente de mídias de uma Cooperativa de Trabalho e tive a ideia de criar e organizar sua primeira feira de troca de livros e a denominei de COOPERA & TROCA. Bem sugestivo, não é? Então, se sua feira é de troca de livros infantis, o nome tem que remeter ao universo das crianças e assim por diante..
  • Segundo Passo: Veja em quais possíveis locais seria viável pedir doações. De preferência áreas onde o poder aquisitivo das pessoas seja de médio a grande. 
  • Terceiro Passo: Fazer um ponto de coleta de livros. 1- Você precisará pedir autorização aos responsáveis pelo local (se não for ao ar livre) para realizar a coleta. 2- Você vai precisar de uma caixa média ou grande para acomodar os livros coletados (de preferência personalizada, assim você já chama a atenção pela curiosidade das pessoas). 3- Vai precisar também de uma placa criativa com o nome da feira, fazendo um chamamento para as doações. 
  • Quarto Passo: Escolha o local para realizar a feira onde o poder aquisitivo das pessoas seja menor. Assim você dará chance as pessoas que não pode comprar livros com frequência. Faça em local aberto só quando não estiver em período de chuvas.
  • Quinto Passo: Material necessário para a feira - Uma mesa grande ou duas pequenas, bancadas, balcões ou algo que seja possível apoiar os livros; duas cadeiras e no mínimo duas pessoas, uma para receber os títulos e outra para entregar os livros. Confeccionar vale-livros (opcional) com espaço para colocar a quantidade de títulos que a pessoa está trocando, para organizar melhor e para que não haja tumulto.  
  • Sexto e último passo: Publique nas redes sociais sobre a realização da feira de troca de livros. Garanto que não vai faltar público.
Partindo do pressuposto que você já tem um acervo ou não queira realizar os passos acima, você pode criar um evento direto nas redes sociais, avisando da feira. Você pode, por exemplo, usar o evento do Facebook. O evento precisa ter um local com endereço completo para o recebimento das doações; data e hora da realização do mesmo; não esqueça de marca que o evento é gratuito. Depois espalhe em todos os canais que desejar: blog, twitter, instagram e outros onde você possua uma conta. 

Você já realizou uma feira de troca de livros e tem dicas preciosas para dar? Por favor, deixe seu comentário para a troca de experiência. Desde já agradeço a participação de todos.

12 abril 2019

ARQUIVISTA - Cód. 010 Vagas: 01 - Remuneração: 5.264,19 40h/semanal

A Câmara de Vereadores de Piracicaba torna público a abertura de Concurso Público sob organização e aplicação da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Fundação VUNESP.

ARQUIVISTA - Cód. 010 Vagas: 01 - Remuneração: 5.264,19 40h/semanal
Requisitos: Ensino Superior Completo em Arquivologia. 
A inscrição tem taxa de R$82,20 e deverá ser efetuada da 10 horas de 22 de Abril de 2019 às 23h59min de 27 de Maio de 2019 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. As provas objetivas têm data prevista para sua realização em 07 de JULHO de 2019.

Atribuições do Cargo:

a) planejamento, organização e direção de serviços de Arquivo;
b) planejamento, orientação e acompanhamento do processo documental e informativo;
c) planejamento, orientação e direção das atividades de identificação das espécies documentais e participação no planejamento de novos documentos e controle de multicópias;
d) planejamento, organização e direção de serviços ou centro de documentação e informação constituídos de acervos arquivísticos e mistos;
e) planejamento, organização e direção de serviços de microfilmagem aplicada aos arquivos;
f) orientação do planejamento da automação aplicada aos arquivos;
g) orientação quanto à classificação, arranjo e descrição de documentos;
h) orientação da avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
i) promoção de medidas necessárias à conservação de documentos;
j) elaboração de pareceres e trabalhos de complexidade sobre assuntos arquivísticos;
k) assessoramento aos trabalhos de pesquisa científica ou técnico-administrativa;
l) desenvolvimento de estudos sobre documentos culturalmente importantes.
m) desenvolver demais atividades correlatas.
 
EDITAL: https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/OTUzNTE5

10 abril 2019

10 Vagas Temporárias na UEPB para Bibliotecários

O Processo Seletivo Simplificado com dez vagas temporárias para bibliotecários da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), começou a receber inscrições de candidatos a partir de hoje, 10 de abril.  Os Requisitos básicos consistem em possuir curso superior em Biblioteconomia e registro no CRB. A remuneração é de R$ 3.396,43 para um regime de trabalho de 40 horas semanais. 

A Comissão Permanente de Concursos (CPCON) é responsável pelo Processo Seletivo que ocorrerá em duas fases. A primeira constará de prova escrita objetiva de caráter eliminatório e classificatório, nas áreas de Português, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Específicos, a ser realizada no dia 5 de maio. A segunda fase constará de Prova de Títulos de caráter classificatório, os quais deverão ser encaminhados pelos candidatos convocados através de fotocópias autenticadas à CPCON, presencialmente ou por Sedex, entre os dias 15 e 17 de maio.  Dentre as 10 vagas disponíveis, 02 (duas) são para Pessoas Com Deficiência (PCD) As vagas estão dividida em 3 campus da UEPB, como mostra o quadro abaixo:



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