Menu

Pesquisas

FEBAB

Arquivo do blog

Inforbiblio Copyright © 2009 - Toos os Direitos Reservados. Imagens de tema por MichaelJay. Tecnologia do Blogger.

Home Ads

Tags

Advertisement

Popular Posts

Instagram

24 janeiro 2020

Calendário Biblioteconômico - Setembro 2020


Setembro Amarelo é o Mês Internacional de Prevenção ao Suicídio. Apesar da Campanha ocorrer durante todo o mês, de 01 a 30 de setembro, em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, e o amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar este sentimento. Se você não sabe quem é Mike, a gente explica... 
Segundo o site Minuto Saudável  Mike Emme era um jovem conhecido por sua personalidade caridosa e por sua habilidade mecânica. Restaurou um Mustang 68 e o pintou de amarelo. Mike amava aquele carro e por causa dele começou a ser conhecido como “Mustang Mike”. Contudo, essas qualidades não foram o bastantes para evitar que com apenas 17 anos, Mike tirasse a própria vida. 
No dia do seu funeral, uma cesta de cartões com fitas amarelas presas a eles estava disponível para quem quisesse pegá-los. Os 500 cartões e fitas foram feitos pelos amigos e familiares de Mike e possuíam uma mensagem: Se você precisar, peça ajuda. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscar ajuda.

Resolvemos destacar a  Biblioterapia no mês de setembro, pois entendemos que, dentre outras especialidades, a Biblioterapia é indicada em casos de depressão, falta de perspectiva na vida, dificuldades para se relacionar, dependências, ansiedade, desemprego, estresse e bullying, logo é pertinente destacar essa prática alternativa consonância com a campanha do Setembro Amarelo.. Link para download do Calendário de Setembro.

A Biblioterapia é uma prática, ciência e arte, cujo objetivo é o desenvolvimento do ser por meio da leitura terapêutica de livros e outros materiais bibliográficos. A leitura terapêutica oferece inúmeros benefícios, dentre eles: promove o bem estar; melhora o vocabulário e a escrita; facilita o diálogo; gera a capacidade de resolver problemas do dia a dia com mais clareza; estimula a criatividade e a imaginação; aumenta o nível de motivação; fornece meios para a descoberta de novas formas de sentir e pensar; ajuda na expressão de pensamentos e sentimentos; auxilia na compreensão do outro e no desenvolvimento de empatia;  e potencializa o autoconhecimento pela reflexão (@ateliedabiblioterapia). 

NOTA: A palavra ”Biblioterapia” foi cunhada na literatura científica, em 1916, por Samuel McChord Crothers, no periódico Atlantic Monthly (BENTES PINTO, 2005).

XIII Encontro de Diretores e XII Encontro de Professores de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL, Montevideú – Uruguai.

O "XIII Encontro de Diretores e XII de Docentes de Escolas de Biblioteconomia e Ciência da Informação do MERCOSUL" será sediado em Montevidéu - Uruguai, na Facultade de Informação e Comunicação, rua San Salvador, 1944. O evento será realizado nos dias 9, 10 e 11 de setembro de 2020. O eixo central do evento é “Formação inicial y contínua em Ciência da Informação: diálogo e integração no MERCOSUL” 



XII ENCUENTRO LATINOAMERICANO DE BIBLIOTECARIOS, ARCHIVISTAS Y MUSEÓLOGOS (EBAM) - 14 a 18 de setembro de 2020, João Pessoa, Paraíba, Brasil.

O Encuentro Latinoamericano de Bibliotecarios, Archivistas y Museólogos (EBAM), é um espaço aberto, gratuito, de convergência livre e inclusiva em torno de questões e problemas relacionados à atividade de bibliotecas, arquivos e museus. Seu objetivo é compartilhar experiências, trocar ideias, disseminar conhecimentos e promover discussões a partir de diferentes pontos de vista e inquietações com objetivo de fortalecer a colaboração interna de cada país e a criação de redes de cooperação internacional.
Atualmente o EBAM conta com representantes de dezessete países em seu Comitê Permanente e Coordenadores Nacional (Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, Puerto Rico, República Dominicana, Uruguay e Venezuela) e essa representação promove a participação de um expressivo número de participantes a cada edição do evento. Para 2020 está planejado um evento com cinco dias consecutivos de atividades e apresentações de trabalho relacionados com a temática do encontro que irá das 8 às 17h e um dia dedicado a visitas guiadas a bibliotecas, arquivos e museus.


TEMA: POLÍTICAS PÚBLICAS INFORMACIONALES PARA INSTITUCIONES DE MEMORIA Y USUARIOS


Nenhum comentário:
Write comentários

Sejam Bem-Vindos!!!

Comentem a vontade, podem deixar sugestões.

Receba Conteúdo Atualizado